Tags

, , , , , , ,

Orient_Express_BuchsA primeira vez que eu vi o trem Orient-Express eu estava fora de Paris, fiquei encantada pensando em Agatha Christie e que esbarraria com Hercule Poirot. Todas aquelas emoções que somente esse trem pode criar senti. Alias senti até frustração, pois não pude visitar já que os ingressos estavam esgotados.
Deixa estar que minha vez chegou, alias chegou à vez daqueles que estiverem por Paris de abril a agosto de poder adentrar o mítico trem.
Uma exposição com 4 vagões, dentre eles vagão dormitório e um vagão restaurante estarão expostos no Institut du monde arabe.
Não sei se vocês sabem, mas a primeira travessia do trem foi em 1883 e a velocidade média era de 45km por hora. A viagem era desaconselhada as mulheres, mas na primeira duas delas mesmo assim resolverão embarcar, os homens por sua vez eram aconselhados a virem armados. E assim foi, com outras historias quando o trem ficou parado por 5 dias no inverno de 29 e os passageiros passavam frio e fome e aparentemente alguns deles saírem para caçar.PTITAORIEN-P05Voltando a exposição, o percurso dentro dos vagões prevê grupos de 20 visitantes todos os 3 minutos, e não só projeções, vitrines com objetos, fotos e mobiliário, uma completamente imersão que nos fará sentir dépaysé (dépaysement, algo como expatriação, desterro).
Prontos para embarcar?

 

“Il était une fois l’Orient-Express”
L’Institut du Monde Arabe
04/04 -31/10/2014
1 rue des Fossés-Saint-Bernard 75005 Paris
Mêtro: Jussieu
Horário:
Terça, quarta e quinta: 10h às 18h
Sextas noturnas: 10h às 21h30
Sábado, domingo e feriádos : 10h às 19h

Tarifa:
Inteira: 10,50€
Reduzida: 8,50€
Gratuito para menores de 16 anos

Fonte: Site do L’Institut du Monde Arabe
http://www.imarabe.org/

Anúncios