Tags

, , , ,

jambon

Aproveitando a deixa da semana passada sobre o jambon-beurre (sanduba de presunto, manteiga e pão que é o preferido dos franceses) que falei aqui, resolvi falar um pouco mais aprofundado desse elemento essencial na vida dos franceses, O Presunto.
O presunto é o jambon blanc, ou jambon de Paris (presunto de Paris) como chamamos por aqui.
Alias presunto dito de Paris virou um label de uma marca, mas hoje dia somente um lugar fabrica o jambon de Paris na capital, mas precisamente no bairro 11.
De maneira tradicional e artesanal o presunto Prince de Paris é feito como antigamente e sua receita data do século 13.
A empresa teve que mudar o nome do seu presunto de jambon de Paris  a Prince de Paris por contade uma grande marca de presunto industrializado, que usou o nome em seus presuntos.
Esse presunto unico é salgado com sal de Guérande, o porco vem da Bretanha e o tudo feito a mão.29652965jambon2min_3Prince de Paris vocês encontram em alguns açougues da capital e delicatessens, mas é possível degusta-lo por exemplo no Meurice e Septime.
Já tive a chance de comer presuntos incríveis, feitos de maneira “caseira” por um açougueiro que aprecio particularmente no interior e posso dizer que nada tem a ver com aqueles industrializados vendidos em supermercados.
O tudo começa ao abrir o pacote feito pelo açougueiro, o perfume que a fatia exala é algo que você não encontra nesses industrializados.
Esse tipo de presunto é feito sem conservantes e corantes.
E o problema nisso tudo? Uma vez que você prova uma maravilha dessas os outros ficam insossos.
Alguns endereços de onde encontrar essa maravilha vocês encontram abaixo no post e a garantia é esse brasão no presunto.

Se tiverem a chance de degusta-lo eu aconselho piamente. Aconselho vocês a passarem na rua do Nil, onde encontram iguarias incríveis, como esse presunto e tantos outros produtos.

 

-Le Meurice
228 Rue de Rivoli 75001
-Septime
80 Rue de Charonne, 75011

Rue du Nil 75002

 

 

Anúncios