Tags

, , , , , , , , , , , , , ,

huile

A França se divide entre a manteiga e o azeite, e como vocês podem imaginar é como uma coisa entre o norte e sul. Paris é claro possui lojas com incríveis seleções de azeites como a Grand Epicerie de Paris. Mas para aqueles que como eu curtem lojas especializadas no tema eu decidi colocar dois endereços que frequento aqui no blog, sendo que uma é o meu xodó.
alovierA L’Olivier (meu xodó), fica no Marais não muito longe da rue Vieille du Temple e do Hôtel de Ville. A marca existe desde 1822 e começou ali mesmo. Ela possui somente um endereço em Paris, mas outros pela França. Se você é como eu um apaixonado por azeites esse é um endereço que vocês não podem deixar de passar. Essa marca inclusive tem uma pequena seleção na Lafayette Gourmet ou na Grande Epicerie de Paris.
13892752391822-Huiles-viergesVocês irão encontrar produtos incríveis, como o azeite trufado, azeite trufado com cèpes (cogumelos porcini) ou o de manjericão. São três que não podem faltar aqui em casa. Além dos azeites vocês encontram mels, vinagres, confits, tapenadas, geleias e etc.
O que eu faço muitas das vezes é comprar o azeite extra virgem com eles. Sempre peço conselho, e depois eu mesma  acrescento, por exemplo, alecrim e aguardo uns seis meses para começar a consumir.

premiere pressionA outra loja que curto é Première Pression Provence, eles possuem diversas lojas em Paris, na rue de Martyres, Marais, Saint Germain, Ile Saint Louis… Nela vocês encontram outros produtos além dos azeites, como tapenadas e outros produtos típicos do sul.
HuilesFaço degustação (ela e possível em todas as lojas), mas o que eu adoro é que quando vou a loja sempre rola um papo e altas dicas seguindo meu paladar e minhas compras anteriores.
Os papos são entorno muitas das vezes de qual azeite será o melhor para minha nova maceração (Eu faço o mesmo que na minha primeira dica acima, compro azeites extra virgem para outras criações). Ficam uma delicia aprovado por familiares e amigos.
As vezes fico carente de um azeite, pois quando eu volto a loja para comprar descubro que eles não tem mais, pois era de uma safra anterior.

E tenho que confessar sempre acabo comprando uma garrafinha de vidro como na foto acima. Elas são vendidas na loja e vocês podem preencher com azeite la mesmo ou vocês podem fazê-lo em casa.

Vocês que estão sempre em busca de presentes diferentes para levar para o Brasil, eu acho essa uma dica deliciosa.

Endereços:

A l’Olivier

Première Pression Provence

Anúncios